Neste espaço vamos aprender, discutir e trocar informações sobre técnicas de massagem para bebês e seus efeitos.
Oferecemos cursos, palestras e orientações (individuais e em grupo) sobre o tema.
Quando eu apresento as várias técnicas de massagem para bebês que são descritas na literatura, as pessoas ficam admiradas com as 'manobras de receio' que são realizadas em Kerala - no Sul da Ásia.
Duas manobras são feitas da seguinte forma: a pessoa que realizou a massagem primeiramente segura o bebê pelo pescoço e em seguida, pelos tornozelos e o balança.
Outro ritual bem curioso é o de 'jogar' crianças e bebês - a maioria com dois anos ou menos - de cerca de
15 metros de altura. As crianças são chacoalhadas antes de serem jogadas do telhado de uma mesquita.
Este ritual, realizado no oeste da índia, é uma tradição de
700 anos, seguida tanto por muçulmanos quanto por hinduístas. Vejam:
Agradeço o convite da fisioterapeuta e amiga Carmen Roncato para ministrar a palestra sobre "Massagem para bebês' para as funcionárias gestantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - SP.
Até tivemos um tempinho para praticar manobras simples e globais nos bonecos, com a participação da funcionária Laura.
Bom dia pessoal! Vejam que reportagem interessante. Trata-se de uma pesquisa da psicóloga Nadja Reissland - a mesma que descreveu a massagem no sul da Ásia - sobre a presença do 'bocejo' do feto no ventre da mãe. É bem legal.
A cólica no bebê é um, dentre outros fatores, que podem deixar as mães preocupadas e aflitas. O bebê chora, fica irritado, agitado e nem os pais, nem os familiares sabem identificar o que está acontecendo.
A massagem pode ajudar na prevenção e no alívio das cólicas e dos gazes, evitando o uso de medicamento. Além disto, sabemos que ela pode promover um relaxamento e uma tranquilidade maior tanto em quem aplica, quanto em quem recebe a técnica.
A manobra consiste em realizar um movimento em caracol, no sentido HORÁRIO, do umbigo até próximo à região das costela (parte superior do abdome) e próximo à região genital (parte inferior do abdome).
A massagem realizada nos bebês e parturientes na Índia é baseadas nos princípios da Ayurveda. Esta palavra é formada por duas outras palavras do sânscrito "Ayur" e "Veda" que significam "Vida" e "Conhecimento". A palavra Ayurveda também pode ser traduzida como "Conhecimento da vida sadia", ou seja, uma filosofia de vida que nos foi deixada há milênios.
A técnica SHANTALA se baseia nestes princípios. Vamos relembrar um pouco esta técnica?
"É importante que o pai mantenha contato direto com o bebê,
construindo, desde muito cedo, um relacionamento afetuoso com a criança. Além de embalar, segurar e olhar o bebê, o pai pode dar mamadeira, banhá-lo e massageá-lo." (do livro O TOQUE DA BORBOLETA - de Maria Aparecida A. Giannotti).
Como diz a propaganda: "Não basta ser pai. Tem que participar." A mãe está em contato direto com o bebê desde a gravidez. Infelizmente nenhum pai pode sentir esta íntima relação. Utilizar a massagem como recurso para aumentar e/ou melhorar o vínculo com seu filho, é bem interessante e importante. Pai, venha aprender a realizar massagem no seu bebê. Informe-se sobre palestras, cursos e workshops. Boa massagem!
O Teleton 2012 começou ontem e está acontecendo hoje! Podemos contribuir e ajudar não só bebês e crianças, mas também adultos ESPECIAIS. Vale a pena! Vamos ajudar?
Hoje tive o prazer de falar sobre MASSAGEM PARA BEBÊS aos alunos do 4o semestre da Faculdade de Fisioterapia da FMUSP. Fiquei feliz por saber que a FOFITO conseguiu ampliar suas instalações. Existe um novo prédio com salas de aulas e laboratórios para utilização dos professores e alunos.
Aproveitei para rever minha querida Profa. Dra. Fátima Caromano. Espero que vocês tenham aproveitado este momento e que propaguem este recurso tão simples, barato e que traz tantos benefícios para quem o realiza e para quem o recebe!
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre meu trabalho, dê uma olhada no meu site. Lá você encontrará mais informações sobre palestras, workshops e cursos sobre MASSAGEM PARA BEBÊS E CRIANÇAS!