domingo, 24 de novembro de 2013

Massagem para bebês deficientes

   A Massagem Infantil é um recurso terapêutico ainda pouco aplicado nas populações ocidentais, embora seja uma prática muito antiga no Ocidente.
Estudos mais recentes, principalmente aqueles produzidos no Instituto do Toque da Universidade de Miami, comprovam os benefícios deste recurso a
curto e longo prazo.

   Pesquisas sugerem que a massagem infantil provoca uma série de alterações fisiológicas que beneficiam o organismo do bebê, melhorando assim as funções básicas do corpo.
   A prática regular da Massagem Infantil, por parte dos pais, melhora o vínculo afetivo destes com a criança, promovendo um desenvolvimento emocional adequado para ambos. O mesmo ocorre no caso de bebês com deficiência.


   Algumas práticas clínicas de Fisioterapia na Intervenção Precoce em crianças com síndrome de Down, por exemplo, mostram que, após os pais aprenderam as manobras de Massagem Infantil e aplicarem em seus bebês, é possível observar mudanças na percepção que os pais têm sobre o seu bebê.  Portanto, este recurso tão simples e fácil de ser aprendido e aplicado pode ser uma ação de promoção de uma vida saudável no âmbito dos programas de intervenção precoce para famílias com crianças deficientes. 
   Podemos melhorar a qualidade de vida dos pais e de bebês 'normais' ou com deficiência. Então, por que não fazê-lo?

Boa massagem para todos!
 


Quer saber mais sobre isto?
Sugestão de leitura: http://fondosdigitales.us.es/tesis/tesis/1854/efectos-del-masaje-infantil-en-el-desarrollo-madurativo-del-bebe-con-sindrome-de-down-y-en-la-aceptacion-compromiso-y-conciencia-de-influencia-de-los-padres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário