quinta-feira, 19 de março de 2015

Mais saúde e música para os nossos bebês

Olá pessoal!

Em breve faremos um WORKSHOP sobre Musicoterapia e Massagem para bebês, por este motivo, estamos trazendo mais música para este nosso espaço.

Assim que nascemos, nossa primeira manifestação pública é geralmente 'o choro'.

Ao longo de décadas, a equipe médica procura desenvolver estratégias para gerenciar os episódios de choro do bebê prematuro que ocorrem frequentemente após a retirada da ventilação mecânica destes bebês. Os choros não são apenas episódios estressantes para lactentes ou perturbadores para os pais, mas eles também o são para o pessoal que cuida destes pacientes, no caso, a equipe médica. 

A literatura demonstra os benefícios comportamentais e fisiológicos da musicoterapia em relação aos bebês prematuros, no entanto, não existe nenhuma pesquisa que explore o uso deste recurso após a retirada da ventilação do bebê.

http://jmt.oxfordjournals.org/content/46/3/191.short

Com este objetivo, o estudo acima foi realizado com 24 prematuros com idade gestacional entre 32-40 semanas que receberam uma intervenção musical apropriada (gravada), alternando com dias em que nenhuma intervenção foi prestada. 


Os resultados revelaram uma redução significativa na frequência e duração dos episódios de choro inconsolável, como resultado da intervenção da música, bem como melhora das medidas fisiológicas incluindo a frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio e pressão arterial média. 

Sendo assim, os resultados sugerem a viabilidade da utilização de música gravada na ausência de um musicoterapeuta ou da voz maternal para consolar crianças quando as intervenções de enfermagem padrão não são eficazes. 

Vamos utilizar mais música enquanto estamos com nossos bebês?

Mas lembrem-se: a música deve ser adequada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário