Idosos e a massagem
Estudos com idosos aposentados e bebês foram realizados com o objetivo de avaliar os efeitos da massagem junto aos idosos. Num grupo os idosos massagearam as crianças por 1 mês. No outro grupo, um idoso recebeu massagem de outro idoso por 1 mês. Dentre os resultados, temos:
1) Os idosos relataram menos ansiedade e menos sintomas depressivos e melhora no humor depois de fazer massagem nas crianças;
2) Diminuição na frequencia cardíaca
3) Redução nos níveis de cortisol
4) Eles relataram melhora de auto-estima e melhora no estilo de vida (como p. ex. menor número de visitas ao médico e maior contato social) depois do período do estudo (um mês)
Todos os efeitos acima foram mais percebidos quando eles faziam massagem nas crianças do que quando recebiam massagem dos outros idosos. Portanto o estudo sugere que tanto a pessoa que faz quanto a pessoa que recebe a massagem pode se beneficiar da massagem.
Field, T., Hernandez-Reif, M., Quintino, 0., Schanberg, S. & Kuhn, C. (1998). Elder retired volunteers benefit from giving massage therapy to infants. Journal of Applied Gerontology, 17, 229-239.
Nenhum comentário:
Postar um comentário